Folkcomunicação: Onde o popular ganha voz.

A comunicação sempre foi um instrumento indispensável para o ser humano, desde os seus primórdios. Peça fundamental para o estabelecimento das relações cotidianas, a comunicação veio sofrendo inúmeras mudanças, de acordo com o tempo em que se encontrava, influenciando ainda mais o comportamento dos indivíduos de uma sociedade.

O surgimento dos meios de comunicação de massa possibilitou a transmissão de notícias para milhares de pessoas ao redor do mundo, de maneira rápida e eficiente, exemplos claros como o rádio e a televisão. Com a criação da Internet, no final do século XX, o compartilhamento de informações, de maneira não-hierarquizada pelos usuários, em tempo real, revolucionou o conceito de comunicação à distância. Muitos estudiosos desenvolveram diversas teorias para tentar explicar como os meios de comunicação de massa  interferem no comportamento da sociedade, e um deles foi Paul Lasarsfeld, que propôs uma teoria chamada de Two-step flow (teoria do fluxo comunicacional em 2 etapas).

Esta teoria mostra que a influência dos meios de comunicação é seletiva e depende de opiniões preexistentes e das relações intrapessoais do receptor, ou seja, as reações variam de indivíduo para indivíduo, enfatizando a importância dos líderes de opinião comunitários para a formação de uma opinião pública. A ideia de que a notícia atingia todos os seus receptores de maneira igual, apresentada pela teoria hipodérmica, tinha sido deixada para trás.Com base nesses estudos, Luiz Beltrão, um dos pioneiros na introdução do estudo científico da Comunicação no Brasil, identificou o processo da folkcomunicação em 1967.

A folkcomunicação estuda as diversas formas de comunicação popular e o folclore na difusão dos meios de comunicação de massa. Segundo Beltrão, a comunicação não se dá somente através da grande imprensa, como o rádio, a TV e o cinema e nem está restrita somente aos acadêmicos e aos eruditos. As cruzes que ficam nas beiras de muitas estradas, indicando que alguém morreu por ali, sem que ninguém pergunte, cordéis, frases de amor e ironia nos para-choques de caminhões, grafites expostos nos muros das cidades, entre outros, são alguns dos elementos que fazem parte do cotidiano da população que vivencia uma cultura que está na fronteira do folclore com os meios de comunicação de massa. É a partir disto, que Beltrão afirma que a folkcomunicação é a “comunicação dos marginalizados”, ou seja, de um povo que necessita transmitir suas ideias aos seus pares. Um dos maiores exemplos de manifestações populares, são as festas religiosas nos diversos municípios do Brasil, por exemplo, onde inúmeras pessoas celebram o dia do santo querido.

Podemos então, concluir que a folkcomunicação é o compartilhamento de manifestações de opiniões e ideias da massa, por meio de agentes ligados direta ou indiretamente ao folclore.

Escrito por: Thiago Barros
Fonte: wikipedia; www.cabecadecuia.com; “Afinal o que é folkcomunicação” (CORNIANI,Fábio).


Folkcomunicação
    

Criada em 1967 pelo professor Luiz Beltrão (primeiro doutor em comunicação do Brasil, pela Universidade de Brasília), a folkcomunicação é uma disciplina cientifica que tem como objetivo o estudo da comunicação popular e o folclore na difusão de meios de comunicação de massa e sendo também de origem única e exclusivamente brasileira, ou seja, a única teoria de comunicação totalmente brasileira.

Luiz Beltrão afirmava que a comunicação não se dava somente pelos grandes veículos, que não era exclusivamente dos eruditos e acadêmicos, ele dizia que a folkcomunicação é a comunicação dos marginalizados, ou seja, daqueles que estão a margem da grande mídia e precisam comunicar-se com as pessoas de mesmo nível. Em 1967, Beltrão defendeu a tese de que folkcomunicação é um estudo dos agentes e dos meios populares de informação de fatos e expressões de ideias. Pára-choques de caminhão, frases de amor, grafites na cidade, em costumes religiosos, entre outros. Tudo isto é uma maneira de comunicar e situa-se na fronteira entre as várias formas de cultura popular e a comunicação de massa.

Sendo assim, folkcomunicação é o processo de intercâmbio de informações e manifestação de opiniões, ideias e atitudes da massa, através  de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore. É a manifestação do povo a favor da informação, na sua própria linguagem que consequentemente na maioria das vezes é entendida pelos próprios integrantes da comunidade. Folkcomunicação resume-se bem na expressão “A voz do povo”.

Por Josué Veloso